terça-feira, 15 de abril de 2008

Etanol!!!!




Etanol Celulósico


Etanol Celulósico é o etanol obtido a partir de um elemento específico da biomassa, a celulose. Há dois principais processos para produzi-lo. Em uma deles a celulose é submetida ao processo de hidrólise enzimática, utilizando várias enzimas, como a celulase, a celobiase e a β-glicosidase. O outro processo, que é utilizado com menos freqüência, é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.

Problema: Estudo demonstra que a produção de etanol e biodiesel consome mais energia do que aquela proporcionada por estes combustíveis


Estudo demonstra que a produção de etanol e biodiesel consome mais energia do que aquela proporcionada por estes combustíveis
por Susan S. Lang
Converter plantas como milho, soja e girassol em combustível gasta mais energia do que o etanol ou o biodiesel fabricado, segundo um novo estudo da Universidade de Cornell e da Universidade da Califórnia (Berkeley) "Não há benefício energético em utilizar a biomassa das plantas para produzir combustíveis líquidos", afirma David Pimentel, professor de ecologia e agricultura em Cornell. "Estas estratégias não são sustentáveis".

Etanol é oportunidade histórica, dizem cientistas!!!!

Se o Brasil usar apenas 10% de suas áreas de pastagens para plantar cana-de-açúcar, produzirá etanol suficiente para substituir 5% da gasolina consumida no mundo e terá 5 milhões de novos empregos. Sem desmatamento, sem "invasão" de áreas destinadas a outros plantios. Esse cenário - que nem pode ser tachado de otimista, pois não leva em conta eventuais avanços tecnológicos e aumentos de produtividade - é considerado viável pelos principais pesquisadores do setor de álcool combustível no Brasil.
Bush e Lula no acordo sobre o etanol

Lotus Exige 265E Concept Bio Etanol

Metanol versus Etanol

No Brasil, actualmente, a vantagem na utilização do etanol para a produção do biodiesel está na grande oferta deste álcool em seu território. Desta forma, os custos diferenciais de fretes, para o abastecimento de etanol abastecimento de metanol, em certas situações, poderão ser determinantes na escolha do álcool utilizado. Sob o ponto de vista ambiental, o uso do etanol (obtido a partir de fontes renováveis) leva vantagem sobre o metanol (geralmente obtido a partir do petróleo), no entanto é importante considerar que o metanol também pode ser obtido a partir da biomassa.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mota a Etanol

China deve voltar a aprovar fábricas de etanol

PEQUIM (Reuters) - A China deve autorizar a construção de fábricas de etanol que não utilizem grãos como matéria-prima, mais de um ano depois de suspender a aprovação de projectos deste tipo por receios sobre a oferta de alimentos e a inflação.

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma endossou projectos apresentados por cinco províncias para a construção de usinas, que utilizariam batata-doce, sorgo doce e mandioca para a produção de etanol, conforme nota publicada no site do órgão (www.ndrc.gov.cn).

A aprovação não era dirigida especificamente a qualquer usina, mas incentivava que as províncias de Hubei, Jiangsu, Jiangxi e Hebei, assim como Chongqing, finalizassem os planos de tais projectos e formalizassem uma proposta.

Os projectos estariam alinhados às políticas de Pequim para o incentivo de usinas que empregassem matérias-primas diferentes de grãos, desde que o plantio das safras não reflectisse no avanço das áreas de cultivo sobre áreas de grãos.

A China tenta reduzir a dependência de petróleo bruto do país, mas também possui receios de que o cultivo de safras para a fabricação de biocombustíveis limite a capacidade nacional de produção de alimentos.

O relaxamento das restrições impostas anteriormente ocorre num momento de elevação dos preços internacionais do petróleo para níveis próximos do recorde alcançado em Março. A China é o segundo maior consumidor global de petróleo e depende de importações para atender metade de sua demanda.

A maior produtora chinesa de etanol, a China Agri-Industries Holdings Ltd, disse no mês passado que pretendia construir uma segunda usina em Guangxi neste ano. A unidade utilizaria mandioca como matéria-prima.

A província de Guangxi pretende misturar 10 por cento de etanol à gasolina utilizada em todos os carros neste mês, seguindo o início das actividades da primeira usina da China Agri em Dezembro.

A China Agri planeja construir usinas que utilizarão batata-doce para a fabricação de etanol nas províncias de Hebei e Hubei, segundo o director da empresa, Yue Guojun.

Bioetanol


Bioetanol é o género que compreende todos os processos de obtenção de etanol cuja matéria-prima empregada seja a biomassa, como por exemplo a cana-de-açúcar, o milho e a celulose. É um tipo de biocombustível. No Brasil ele é produzido em grande escala utilizando como matéria prima a cana-de-açúcar . Há também a produção em outros países como os EUA e a França, que utilizam o milho e a beterraba, respectivamente . Entretanto o processo brasileiro é o mais avançado, pois, para cada unidade de energia utilizada no processo, são geradas cerca de 8 unidades de energia na forma de etanol enquanto no processo americano essa relação é de cerca de 1 para 1,3 actualmente . O processo francês alcança a marca de 1 para 1,5 . Além disso, no processo brasileiro começa a tornar-se cada vez mais comum a utilização do bagaço da cana, sobra do processo, para a geração de electricidade.